Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretária recebe exemplar do Guia do Pré-natal na Atenção Básica

Publicação:

!3 pessoas em pé na sala de reuniões com a secretária Arita Bergmann segurando um exemplar do Guia do Pré-natal na Atenção Básica
Equipe que elaborou a publicação fez a entrega dos exemplares na SES/RS - Foto: Neusa Jerusalém

Em reunião com a direção do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), realizada nesta sexta-feira (1), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu um exemplar do Guia do Pré-natal na Atenção Básica. O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, a assessora técnica Maria José Evangelista e as facilitadoras Eliane Chomatas e Sandra Sperotto também receberam exemplares da publicação.

O Guia do Pré-natal na Atenção Básica foi elaborado pelodepartamentos de Ações em Saúde e de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, junto com a Assessoria Técnica de Planejamento, da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS). Tem a finalidade de subsidiar as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A secretária Arita Bergmann salientou que o guia é um material de muita importância para os gestores do Sistema Único de Saúde(SUS). Lembrou que, quando foi secretária da saúde de São Lourenço do Sul, fez uso da Nota Técnica 02/2018 - Atenção ao Pré-natal na Atenção Básica (CIB/RS 022/2019), que originou o guia. “Esse material nos orientou a organizar a rede de serviços”, afirmou.

O Guia do Pré-natal na Atenção Básica é dividido nas seguintes temáticas: saúde sexual e saúde reprodutiva, abordagem pré-concepcional, acompanhamento da gestação na Atenção Básica, estratificação de risco da gestante, consulta puerperal e Teleconsultoria pelo TelessaúdeRS - UFRGS.

Além da versão impressa para distribuição na rede primária de saúde, o material também está disponível na versão digital. Leia o Guia do Pré-natal na Atenção Básica (.pdf 813,12 KBytes)

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0