SES publica Nota Orientadora para a Atenção Primária à Saúde nos casos de pós-COVID-19

nota orientadora

A pandemia de COVID-19 segue sendo um desafio para a atenção à saúde em todos os níveis, sendo que a APS, porta de entrada do SUS, atua em todas as fases da doença, desde a prevenção até a reabilitação. A gestão municipal e as equipes de APS, com apoio da gestão estadual e Ministério da Saúde, vêm se organizando para prestar uma atenção em saúde de forma integral, o que implica em estratégias de educação para a prevenção da doença, testagem, monitoramento, tratamento durante a fase aguda e também no pós-COVID-19.

Contribuindo para a organização e atenção aos casos de pós-COVID-19 e com base nas evidências disponíveis até o momento, a Nota Orientadora para a Atenção Primária à Saúde nos casos de pós-COVID-19 aborda as principais estratégias para o manejo de casos de acordo as responsabilidades da gestão e das equipes da APS, sendo que estas necessitarão de uma composição ou matriciamento multiprofissional e, quando couber, compartilhar o cuidado com a atenção especializada.

De acordo com a nota, estudos apontam que aproximadamente 10% dos pacientes com quadros leves a moderados da doença apresentam sintomas prolongados, que duram cerca de três semanas. Entre os pacientes que necessitam internação, especialmente em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), estes sintomas residuais podem ser muito mais frequentes. Mais de 80% dos pacientes reportaram ao menos um dos sintomas após 60 dias do início do quadro.

Esta nota orientadora foi organizada pela Divisão de Atenção Primária à Saúde, Divisão de Condições Crônicas Transmissíveis e Não Transmissíveis e Divisão de Políticas Transversais, em colaboração com outros setores da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Telessaúde-RS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Acesse abaixo a nota na íntegra e a apresentação elaborada sobre a mesma.

Arquivos anexos