Vigilância em Saúde e APS

A Atenção Primária à Saúde é responsável por ações no seu território de promoção e prevenção à saúde, realizando as mesmas incorporando práticas de vigilância em seu processo de trabalho.

A Divisão de Atenção Primária à Saúde apresenta nesta página materiais de interesse para a gestão municipal e para equipes de Atenção Primária à Saúde.

Este é um espaço promovido pela SES RS com objetivo de divulgar atualizações em saúde para equipes de saúde e gestores em temas de convergência entre Vigilância e Atenção Primária à Saúde e promover a troca de experiências.

Ocorre por meio de reunião virtual quinzenalmente nas quartas-feiras pela manhã.

Data: quartas-feiras

Horário: 9h30 às 11h.

Caso não tenha recebido o link, solicite ao contato:  atencaobasica-esf@saude.rs.gov.br

Assista as edições anteriores:

LISTA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE DOENÇAS, AGRAVOS E EVENTOS DE SAÚDE PÚBLICA

Portaria de Consolidação GM/MS nº 4, de 28 de setembro de 2017

Guia de Vigilância em Saúde

GUIA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA

MÓDULO 1: INTEGRAÇÃO ATENÇÃO BÁSICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Boletins Epidemiológicos

Aplicativo Saúde da Pessoa Idosa

Ferramentas utilizadas para a avaliação inicial da saúde da pessoa idosa: Índice de Massa Corporal (IMC) ajustado para a população idosa; Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi; Vulnerabilidade da Pessoa Idosa (VES-13) e a Escala ZARIT.

SISAB - Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica
Informações da situação sanitária e de saúde da população do território, relatórios de indicadores de saúde por estado, município, região de saúde e equipe.

SIPNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações

TABNET Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde
Dados de mortalidade e de sobrevivência, informações epidemiológicas e morbidade, dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais, informações sobre Assistência à Saúde da população, os cadastros (Rede Assistencial), sobre as redes hospitalares e ambulatoriais, sobre o cadastro dos estabelecimentos de saúde, informações sobre recursos financeiro e informações demográficas e socioeconômicas.

Portal BI Gestor Municipal
Informações de saúde dos municípios e do Estado do RS detalhadas por painel/temática.

Material de apoio para as bases de dados:
GUIA PASSO A PASSO CONSULTAS AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RELACIONADOS À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Material de apoio para as bases de dados:

MATERIAIS ORIENTADORES E-SUS APS
Orientações por tema para registro de ações da APS no eSUS APS.

Outros materiais:
Orientações para Operacionalização de Centros de Operações de Emergência e Saúde Pública pelo Sistema Único de Saúde
CONASS - CONASEMS - OPAS/OMS

Ofertas de Qualificação Profissional

Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Territorialização - Autoinstrucional
AVASUS
Planejamento em Saúde
Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul
Introdução à Avaliação em Saúde (Foco em Atenção Básica)
Universidade Federal de São Paulo
Indicadores de Saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS