XII Encontro Microrregional dos Agentes Comunitários de Saúde (EMACS) e VIII Encontro Microrregional das ESF

XII ENCONTRO MICRORREGIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (EMACS)  E VIII ENCONTRO MICRORREGIONAL DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE
XII ENCONTRO MICRORREGIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (EMACS) E VIII ENCONTRO MICRORREGIONAL DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE

O Encontro microrregional dos agentes comunitários de saúde (ACS), acontece há onze anos, e surgiu da iniciativa de alguns profissionais de saúde da Estratégia de saúde da Família(ESF) de alguns municípios de pequeno porte, pertencentes à 1ª CRS,,  com o objetivo de divulgar, socializar e trocar experiências, do trabalho realizado por estes profissionais, com outros municípios do mesmo porte. Com o sucesso do evento, posteriormente optou-se em realizar juntamente a este encontro, o Encontro microrregional das ESF, possibilitando que outros integrantes das equipes pudessem participar. Nosso município, estância Velha, foi convidado a participar em 2017, quando o evento foi realizado no município de Araricá. Os ACS e alguns profissionais das equipes da ESF do município participaram deste encontro. Em 2018, o encontro aconteceu em são José do Hortêncio, e da mesma forma, foi um dia de integração e compartilhamentos. Nosso município participou de todas as rodas realizadas durante o dia, ficando como responsável pela roda de arteterapia. As ACS compartilharam o trabalho das oficinas terapêuticas realizadas no nosso município. Ao final do Encontro, definiu-se que o próximo EMACS/EMESF seria sediado pelo município de Estância Velha. O XII EMACS e VIII EMESF em Estância Velha. O Encontro em Estância Velha aconteceu em 24 de maio de 2019, com a participação de oito municípios, tendo como município convidado pela organização do evento, o município de Portão. A fala disparadora da manhã foi sobre a Política Nacional de Atenção Básica, seguida por rodas onde foram discutidos oito eixos temáticos: Financiamento/Gestão de sistemas; Educação em saúde; Indicadores de Saúde; Territorialização; Perfil da Equipe na atenção Básica; Integralidade/Continuidade do Cuidado; A Rede de Cuidado; Humanização e Acolhimento. Dos encaminhamentos dados em cada eixo temático pelos grupos de trabalho, será elaborado um documento norteador destas ações, com a participação de representantes de todos os municípios presentes no Encontro. Durante a tarde, o tema abordado foi: Gestão interior, como nossa percepção afeta nossas escolhas e nossas emoções. Espaço importante para reflexão e auto avaliação cotidiana sobre nossas escolhas e emoções.O próximo EMACS/EMESF, em 2020, será realizado no município de dois Irmãos. No próximo dia 13 de junho, haverá uma reunião em Estância Velha, com todos os municípios que participaram do XIIEMACS/VIIIEMESF, com o objetivo de avaliar o evento, elaborar o documento norteador através dos eixos temáticos discutidos nas rodas de conversas,  sobre a PNAB e planejar o próximo encontro para 2020.

Por Nádia Simone Cosme Britzke - 1ª CRS