Indicadores
O Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), em seu componente II (incentivo para equipes da Atenção Primária à Saúde) propõe cinco indicadores para qualificação do cuidado à população atendida pelas equipes de APS do estado:
Indicador 1: Percentual de equipes da Atenção Básica (INE) que realizaram pelo menos 1 (uma) atividade com o tema alimentação saudável.
Indicador 2: Percentual de equipes da Atenção Básica (INE) com registro de oferta de Procedimentos, Atendimento Individual e Atividade Coletiva em PICS.
Indicador 3: Percentual de equipes da Atenção Básica (INE) que realizaram pelo menos 4 (quatro) atendimentos em grupo relativos ao tema da saúde mental.
Indicador 4: Percentual de gestantes com prescrição de tratamento para sífilis conforme a classificação clínica.
Indicador 5: Percentual de realização de tratamento diretamente observado para tuberculose.
Procurando informações sobre o Painel PIAPS?
Acesse o painel PIAPS aqui
Publicações referentes aos indicadores do PIAPS
Nota Informativa nº 03/2023 - Indicadores PIAPS
Guia orientador para registro - atualizado em 2024
Nota Técnica nº 08/2023 - Política Estadual de Saúde Mental / Indicador de Ações em saúde Mental em Grupo: Orientações para a realização de atendimentos em grupo com o tema de saúde mental, com vistas ao cumprimento da meta relacionada ao indicador de número ‘3” do Programa Estadual de Incentivos para a APS (PIAPS) do Rio Grande do Sul.
Apresentação capacitação Indicadores PIAPS: Apresentação realizada com o objetivo de capacitar coordenadorias e municípios para o registro dos indicadores do Componente II - Incentivo para Equipes da APS.
Vídeo Indicador Alimentação Saudável
Vídeo Indicador PICS
Vídeo Indicador Ações de Saúde Mental em Grupo
Vídeo Indicador Gestante Sífilis com Tratamento Adequado
Vídeo Indicador Realização de TDO