MS institui Centro de Operações de Emergência para dengue e outras arboviroses
Publicação:
No último dia 09 de janeiro, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e outras arboviroses, que busca promover ações de mobilização e alerta a fim de antecipar o período sazonal da doença, conforme NOTA INFORMATIVA Nº 3/2025-CGARB/DEDT/SVSA/MS. Na mesma coletiva de imprensa, destacou-se um Plano de Ação contra a Dengue com ênfase na prevenção. A Ministra enfatizou a necessidade, sempre presente, de qualificação a respeito das condutas na assistência à saúde, foi divulgada a plataforma de apoio clínico que possui classificação de risco conforme fluxograma. Ainda, foi destacada a importância que gestores e profissionais tenham, em mãos, dados sobre seu município a partir do infodengue.
O Ministério da Saúde, publicou a Portaria GM/MS Nº 6.495, de 31 de dezembro de 2024, que altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, para regulamentar o incremento financeiro de que trata o art. 8º, inciso II, no caso de custeio para preparação e resposta a emergências em saúde pública no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
O Centro Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS-RS) publicou o Boletim Informativo semestral da dengue e outras arboviroses, apontando o cenário de 2024.
O CEVS-RS também publicou a Nota Técnica nº 01/2025 CEVS/SES-RS - Assunto: Orientações de Vigilância das Arboviroses para o encerramento de casos de dengue e investigação de óbitos suspeitos no estado do Rio Grande do Sul.
A SES/RS publicou, em 13 de janeiro de 2025, a Portaria SES nº 21/2025, que estabelece protocolos para a realização das notificações, investigação e o encerramento de casos de dengue, febre de Chikungunya e de doença aguda pelo vírus Zika, a serem observados pelos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, revogando a Portaria SES nº 210/2022.
Clique AQUI para mais informações sobre o tema.