Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prêmio Salvador Celia valoriza boas práticas de atendimento domiciliar

Publicação:

Prêmio Salvador Celia tem por objetivo a valorização das boas práticas de visitadores do PIM, equipes de ESF e de ACS
Prêmio Salvador Celia tem por objetivo a valorização das boas práticas de visitadores do PIM, equipes de ESF e de ACS - Foto: Mírian Barradas/SES

Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e agentes comunitários de saúde receberam hoje (29), o Prêmio Salvador Celia. Foram premiados trabalhos de criação na modalidade História em Quadrinhos, tendo como tema boas práticas de atendimento domiciliar. A entrega do troféu aos 10 vencedores foi realizada no auditório da Secretaria de Planejamento, no Centro Administrativo, em Porto Alegre.

O Prêmio Salvador Celia faz parte das comemorações da 14ª Semana Estadual do Bebê, comemorada de 22 a 28 de novembro e tem por objetivo a valorização das boas práticas de visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Neste ano, o troféu teve enfoque na modalidade História em Quadrinhos (HQ) com o tema “A visitação domiciliar como estratégia de orientação às famílias para o auto cuidado e atenção em saúde, educação e proteção de seus filhos”.

Durante a cerimônia, a Primeira-dama e secretária de Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, disse ser defensora do PIM desde sua implantação. "Além do trabalho gratificante dos visitadores, o PIM é fundamental para a sociedade".

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, destacou a importância do PIM. "É um programa que tem uma ação determinante para formar pessoas melhores, com melhor desempenho escolar, rompendo o círculo vicioso da pobreza, sendo a forma mais eficiente para a redução da violência, criando melhores cidadãos".

Salvador Celia foi um reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. Em 2000, por iniciativa do psiquiatra, foi criado o Dia do Bebê no município de Canela. A importância do evento levou o Governo do RS a instituir por decreto em 2003 as Semanas do Bebê e o Dia do Bebê (23 de novembro) no calendário oficial do Estado. Desde então, o PIM passou a apoiar a realização de Semanas do Bebê em todo o Rio Grande do Sul.

Também participaram da solenidade o coordenador do PIM e Secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, o diretor do Departamento de Ações em Saúde, Elson Farias, secretários municipais de saúde, gestores e autoridades estaduais.

 

Conteúdos relacionados

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0