Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Coronavírus (COVID-19)

Os coronavírus (CoV) são uma ampla família de vírus que podem causar uma variedade de condições, do resfriado comum a doenças mais graves, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV).

O novo coronavírus (nCoV) é uma nova cepa de coronavírus que havia sido previamente identificada em humanos. Conhecido como 2019-nCoV ou COVID-19, ele só foi detectado após a notificação de um surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019 (OPAS).

Definições:

Síndrome Gripal (SG) no contexto da COVID-19: Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos e sintomas gastrointestinais.

  • Em crianças: além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico;
  • Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizado Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Contato Próximo: contato próximo e continuado com um caso confirmado por RT-PCR, RT-LAMP ou Teste de Antígeno, considerando o período correspondente a partir de 2 dias antes do início dos sintomas do caso confirmado, E:

  • no mesmo ambiente fechado (sala, dormitório, veículo de trabalho, entre outros); E
  • em período superior a 15 minutos; E
  • sem o distanciamento interpessoal de no mínimo 1,5 metro; E
  • sem o uso de máscara ou uso incorreto.

Status Vacinal:

Status Vacinal Completo: indivíduo com esquema primário completo (1ª e 2ª dose ou dose única) e dose de reforço/adicional se estiver no período preconizado.

Status Vacinal Incompleto ou Em Atraso: Indivíduo que não completou o esquema primário (abaixo de 18 anos) ou está com a dose de reforço em atraso (acima de 18 anos).

Não Vacinado: Indivíduo que não recebeu nenhuma dose de vacina.

Atualizado: 30/05/2022.

Como é transmitido?

  • A transmissão por contato é a transmissão da infecção por meio do contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, durante um aperto de mão seguido do toque nos olhos, no nariz ou na boca), ou com objetos e superfícies contaminadas (fômites);

  • A transmissão por gotículas é a transmissão da infecção por meio da exposição a gotículas respiratórias expelidas, contendo vírus, por uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra, principalmente quando ela se encontra a menos de 1 metro de distância de outra; 

  •  A transmissão por via aérea é a transmissão da infecção por meio de gotículas respiratórias contendo vírus, composta por gotículas e partículas menores (aerossóis) que podem permanecer suspensas no ar, por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas). (GUIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL PELA DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 - atualizado em 20/01/2022).

O que ele pode causar?

A infecção pelo SARS-CoV-2 pode variar de casos assintomáticos (a pessoa está infectada, pode transmitir a outros, mas não tem sintomas) e manifestações clínicas leves até quadros moderados, graves e críticos, denominando-se a doença como COVID-19.

Pode, ainda, ter  efeitos persistentes, após a fase aguda da doença, em vários sistemas, incluindo pulmonares, cardiovasculares e nervosos, como também sinais e sintomas psicológicos, denominando-se “Condições Pós-COVID-19”. 

Outra manifestação conhecida do Coronavírus é a complicação associada à COVID-19 em crianças e adolescentes conhecida por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), caracterizada como uma condição tardia e exacerbada que acontece após o contato com o vírus. Também já foram identificados adultos com a condição Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A).

(GUIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL PELA DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 - atualizado em 20/01/2022)

Como saber se você pode estar com COVID-19 ou algum outro quadro?

Sempre que sentir algum destes sintomas, busque atendimento em saúde, preferencialmente na Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua casa. Somente a equipe de saúde poderá avaliar o que você tem e fazer as recomendações necessárias. Não se automedique nem espere em casa!

  • febre;

  • calafrios;

  • dor de garganta;

  • dor de cabeça;

  • tosse;

  • coriza;

  • distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. 

Em crianças: além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal (nariz entupido). 

Em idosos: também observar desmaio ou perda temporária e súbita de consciência, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite. 

A febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes. 

Caso sinta os sintomas abaixo, busque imediatamente um Pronto Atendimento ou Emergência:

  • desconforto respiratório ou pressão ou dor persistente no tórax (peito);

  • coloração azulada dos lábios ou rosto.

Mesmo depois de passado o período agudo da COVID-19 e sua recuperação, podem haver outros sintomas indesejados e que atrapalhem a vida diária. Em caso de sentir qualquer mal estar físico ou emocional ou dor, busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima para orientação e atendimento.

Como prevenir?

Existem duas formas de prevenção às infecções que devem ser usadas em conjunto:

Não farmacológicas: são aquelas que dependem de atitudes de cada cidadão, de mudanças de comportamento (distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados, bem como a quarentena dos seus contatos).

Dicas:

  • Manter a distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas em locais públicos, reduzindo a chance da infecção por gotículas de pessoas infectadas; 

  • Garantir uma boa ventilação em ambientes internos também é uma medida importante para prevenir a transmissão em ambientes coletivos;

  • Lugares ou ambientes que favorecem a aglomeração de pessoas devem ser evitados durante a pandemia;

  • Podem ser adotadas melhorias na ventilação natural ou instalação de barreiras físicas que evitem a dispersão do vírus em locais de trabalho, por exemplo;

  • Pode haver redistribuição de turnos de trabalho ou refeição em espaços coletivos intercalados, no caso de refeitórios, por exemplo;

  • Higienização das mãos;

  • Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado; 

  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado;

  • Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico;

  • Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelho celular. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

  • Uso de máscaras (são recomendadas como uma barreira simples e eficaz para ajudar a evitar que gotículas respiratórias se propaguem no ar quando a pessoa tosse, espirra, fala ou aumenta a voz);

  • As máscaras não devem ser usadas por crianças menores de 2 anos ou pessoas que tenham dificuldade para respirar, que estejam inconscientes, incapacitadas ou que tenham dificuldade de remover a máscara sem ajuda.

Vacinação:

Desde janeiro de 2021 há vacina disponível no Brasil para toda a população acima de 5 anos imunizantes contra agravamento de infecções por COVID-19.

Como tomar a vacina contra a COVID-19?

Busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua casa para saber os pontos de vacinação e as datas em seu município. Você deve levar um documento de identidade.

 

Materiais Informativos para a população:

Recomendações para gestantes e puérperas no contexto de pandemia do coronavírus (COVID-19)

Secretaria Estadual da Saúde RS - Portal COVID-19

Portal da SES RS com informações epidemiológicas, orientações para diferentes setores, inclusive equipes de saúde, normativas estaduais e acesso a painéis de dados.

Sistema 3As de Monitoramento

Portal com informações sobre o Sistema de Monitoramento implementado pelo estado do RS a respeito da COVID-19 que orienta ações de gestores conforme cenário epidemiológico.

Campanha Vacinação contra COVID -19

Informações para população, profissionais e gestores a respeito da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 no RS.

Painel Coronavírus RS

Informa número de casos no estado, detalhando municípios, faixa etária, sexo, e número total de casos confirmados por data, internações e óbito, testagem, entre outros dados.

Monitoramento COVID-19 Internações Hospitalares

Informa internações por COVID confirmados e suspeitos por tipo de leito, hospital, município, região de saúde, entre outros dados.

Painel de vacinação 

Informa dados da vacinação contra a COVID-19 no RS conforme grupo populacional, dose, imunizante, entre outros dados.

Telessaúde RS / Coronavírus

Materiais técnicos, teleconsultoria para equipes de APS.

Plataforma UNASUS / Coronavírus

Materiais técnicos, materiais informativos para população, cursos para profissionais de saúde.

OPAS - Coronavírus

Notícias, informes epidemiológicos, materiais para usar em comunicação com a população.

Opas - Coronavírus - Campus Virtual de Saúde Pública

Materiais técnicos, cursos.

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0