Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Teste do Pezinho em UTIs Neonatais é tema de simpósio em Porto Alegre

Publicação:

Médicos neonatologistas e enfermeiros das 42 Unidades de Terapia Intensiva Neonatais do Estado participaram nesta terça-feira (13) do I Simpósio Estadual da Triagem Neonatal com foco nas UTINs. O evento, realizado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre, teve como objetivo discutir um protocolo para coleta do teste do pezinho nos bebês internados nas unidades.

Os profissionais discutiram temas como a corresponsabilidade das UTINs na busca ativa dos pacientes que já receberam alta, as técnicas de coleta, o cadastro das unidades intensivas como postos de coleta junto ao Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o incremento da cobertura do teste do pezinho e a criação de polos regionais de acompanhamento dos pacientes. Também foram abordadas as doenças identificadas no teste - fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase - e os fluxos de encaminhamento.

O simpósio foi organizado pelo Programa Estadual de Triagem Neonatal (PETN/DAS/SES), em parceria com o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do HMIPV. A atividade integra as ações alusivas ao Junho Lilás, que lembra a importância do teste do pezinho. Neste mês, comemoram-se os 16 anos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, responsável pelo teste e que, pela sua abrangência, é considerado uma das maiores ações de Saúde Pública do mundo.

Por Assessoria de Comunicação Social/SES

Conteúdos relacionados

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0