Trabalho desenvolvido na Estratégia Saúde da Família recebe prêmio no México

Município de Lagoa Bonita do Sul/RS, área de abrangência da 8ª CRS

VIII Congreso Iberolatinoamericano sobre Ulceras y Heridas 2015
VIII Congreso Iberolatinoamericano sobre Ulceras y Heridas 2015 - Foto: Congresso Iberolatinoamericano sobre Ulceras y Feridas

A Coordenação Estadual da Atenção Básica reconhece a importância de experiências exitosas no SUS, especialmente aquelas desenvolvidas nos territórios da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família. Desse modo, destacamos o trabalho desenvolvido pela Enfermeira Maria Cristina Chiapinotto, Coordenadora da Atenção Básica do município de Lagoa Bonita do Sul/RS, pertencente à região da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Intitulado "Eficácia da Papaína em diferentes concentrações associada aos Ácidos Graxos Essenciais na cicatrização de feridas", o trabalho foi apresentado no VIII Congresso Iberolatioamericano de Ulceras y Heridas na cidade de Mérida-Youcatán - México e premiado pela SILAUHE (Sociedade Iberolatinoamericana de Úlceras y Heridas). O referido trabalho também foi selecionado para ser apresentado no próximo Congresso que acontecerá na Espanha em 2016. Neste ano foram apresentados cinco trabalhos livres (dois do México, um da Espanha, um do Brasil e um do Uruguai), sendo os três melhores premiados com a viagem para apresentação dos mesmos na Espanha.

O trabalho foi apresentado, anteriormente, em três oportunidades: na Mostra Nacional de Atenção Básica em março de 2014 (Brasília/DF), na Mostra Regional de Saúde - Macrorregião Vales em setembro de 2014 (Lajeado/RS) e também no Congresso Brasileiro de Enfermagem em outubro de 2014 (Belém/PA).

Para conhecer esse e outros trabalhos da Mostra Regional de Saúde - Macrorregião Vales acesse:

Por Coordenação Estadual de Atenção Básica e Coordenação Regional da Atenção Básica (8ª CRS)