7ª CRS promove 1º Colóquio de Educação Permanente em Saúde

Apresentacao de um trabalho
1º Colóquio de Educação Permanente em Saúde

No dia 25 de junho de 2019, ocorreu o 1º Colóquio de Educação Permanente em Saúdedas 09h às 16h30min, no Palacete Pedro Osório em Bagé. O evento foi promovido pelo NURESC da 7ª CRS e CIES Pampa, tendo como público alvo trabalhadores da saúde de diversas categorias profissionais, bem como gestores municipais e regionais. O evento teve como objetivos:

• Propiciar a troca de experiências entre os servidores e gestores da Regional, dando visibilidade às práticas municipais de saúde bem-sucedidas no SUS;
  • Reconhecer e potencializar as ações desenvolvidas nos municípios que inovam nas práticas de garantia do direito à saúde;
  • Proporcionar um momento de reflexão sobre os processos de trabalho, gestão e organização de serviços de saúde.

Durante o dia foram apresentados 8 relatos de experiências de trabalhadores dos diversos municípios da Regional. Após cada apresentação houve espaço para perguntas e considerações de todos os participantes.

Os trabalhos apresentados foram:

Bagé: “Rotulagem como uma barreira na adesão ao tratamento Antirretroviral”

Autora principal: Ana Paula França Dutra

Candiota: “Campanha municipal de imunizações: juntos pela prevenção”

Autora principal: Ariadne Meira da Costa

Lavras do Sul: “Projeto meu bairro + Saúde”

Autor principal: Cacildo Goulart Delabary

Bagé: “A importância do atendimento a pacientes com necessidades especiais na rede pública”

Autora principal: Marina Correa Netto da Silveira

Aceguá: “A equipe multiprofissional como referência do cuidado em saúde”

Autora principal: Rosane Reimche

Dom Pedrito: ”Educação Permanente e Qualificação Profissional em Dom Pedrito“

Autora principal: Karen Christina Rodrigues dos Santos

Hulha Negra: “Convivendo com o Autismo”

Autora principal: Naiara Silva Martins

Bagé: “Shantala: Técnica de massagem para o fortalecimento do vínculo entre mães e filhos”

Autora principal: Roselei Vinhas Duarte

O evento contou, em média, com 195 participantes em cada turno. Destaca-se a participação de servidores de todos os municípios que compõem a Regional.

Até o momento, durante os 6 meses do ano de 2019, a Regional contemplou 388 trabalhadores/ gestores,  em suas atividades de Educação Permanente em Saúde (Colóquio, Reuniões e Oficinas de trabalho).

Por Eloisa Azambuja Simao 7ª CRS