Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Divisão da Atenção Primária à Saúde

Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família

A Atenção Básica, principal porta de entrada e centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde, orienta-se pelos princípios da acessibilidade, da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da corresponsabilização e da humanização. Para atender esses princípios, a Atenção Básica desenvolve programas e ações, considerando a diversidade das necessidades de saúde dos usuários.

As ações e os serviços da Atenção Básica são ofertados nos 497 municípios. O estado do RS elencou a Estratégia Saúde da Família (ESF) como modelo prioritário e estratégico para a qualificação do cuidado e a melhoria do acesso da população ao SUS. O estado do RS apresenta uma cobertura de Atenção Primária de aproximadamente 68% da população (MS, março/2022).

A Divisão da Atenção Primária à Saúde é composta por 8 especialistas em saúde e 1 assistente administrativa e se localiza no Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da SES/RS.

Organograma da SES/RS 

Contatos Divisão da Atenção Primária à Saúde:

Telefones: (51) 3288-5904 ou (51) 3288-5905

Email: atencaobasica-esf@saude.rs.gov.br

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0