Convite: Relato de práticas na Atenção Básica - RS

experiência
A Coordenação Estadual da Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde do RS convida você a divulgar práticas suas e de sua equipe na Atenção Básica! Confira os detalhes abaixo, nos envie seu relato através do formulário disponível a seguir e compartilhe este convite com outros colegas para que também publiquem suas experiências!

O que enviar?
Escreva sobre ações realizadas envolvendo a Atenção Básica, que podem ter como destinatários diretos os usuários ou não. Podem ser atividades coletivas, grupos, ações na comunidade, passeatas, campanhas, planejamento de ações pela equipe, monitoramento, ações de educação permanente para a equipe, ações integradas com outras equipes de saúde ou ações intersetoriais (por exemplo, com a educação ou assistência social), etc. Enfim, o campo da saúde é infinitamente amplo para o exercício da criatividade das ações. Conte o que você criou!

Como enviar?
Clique no link a seguir e escreva no formulário sua experiência. Você poderá anexar fotos e vídeos, se quiser:  https://forms.gle/VwKSfcjtzwBbV6G46

Para enviar seu relato, sugerimos que esse contenha alguns elementos abaixo, mas você escolhe como vai contar sobre seu trabalho:
Nome da experiência.
Objetivo e justificativa (o que motivou a equipe a realizar esta atividade).
Como foi o planejamento (com base em conhecimentos específicos, estudos, capacitações e etc)?
Como foi a execução (quais membros participantes e organizadores, em qual espaço físico que ocorreu, qual turno e por quanto tempo durou a atividade)?
Foi realizado registro da atividade? Como foi realizado (diário de campo, sistema de informação, cartografia, ata, etc)?
Como a equipe percebeu os efeitos da atividade? Foi realizada avaliação com os usuários e profissionais a respeito da experiência?
Houve desafios? Quais? Como a equipe está lidando com eles?
Pretendem realizar mais atividades?

Quando enviar?
O formulário já está disponível e você pode escrever nele quando quiser. Pode inserir mais de um relato, mas deverá preencher um novo formulário para cada experiência acrescentada. Não há prazo definido, mas o quanto antes enviar, antes será divulgada.

Porque enviar seu relato de prática na Atenção Básica?
A saúde é um direito universal do ser humano, sendo definida como um estado de bem-estar físico, mental e social, o que pressupõe aspectos individuais e também coletivos. Portanto, deve ser vista de forma integral, considerando as condições de lazer, sócio-econômicas, históricas, culturais e ambientais.

As práticas desenvolvidas na Atenção Básica buscam essa integralidade, além de objetivarem atender necessidades específicas da população de um determinado território, o que só é possível com a proximidade dos profissionais da comunidade que atende.

Certamente muitas práticas inovadoras e criativas são realizadas pelos profissionais da Atenção Básica no estado do Rio Grande do Sul, tanto individuais quanto coletivas, nas Unidades Básicas de Saúde ou em outros serviços existentes no município, como escolas, Academia da Saúde, centros comunitários, praças, entre outros.

Divulgue práticas que você está realizando ou já realizou com sua equipe na Atenção Básica. É muito importante dar visibilidade a boas práticas, valorizando o trabalho desenvolvido, bem como para ser uma fonte de ideias para outros profissionais que atuam na Atenção Básica em suas diferentes tipologias de equipe e de formação profissional.

Os relatos enviados serão publicados aqui, no site da Coordenação Estadual da Atenção Básica - RS e estarão disponíveis publicamente para que usuários e trabalhadores do SUS conheçam o que você e sua equipe desenvolveu!