Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desenho Esquemático da Atuação Integrada entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde

Publicação:

 Modelo Lógico de Integracao AB e VS
Modelo Lógico de Integracao AB e VS

No ano de 2018, o Ministério da Saúde lançou o Guia Política Nacional de Atenção Básica – Módulo 1 : Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde. O guia apresenta estratégias de integração das ações da Vigilância em Saúde (VS) com a Atenção Básica (AB), relacionadas à organização no território e ao processo de trabalho das equipes que atuam na Atenção Básica.

Com o objetivo de propor uma visualização de como as Unidades Básicas de Saúde podem integrar o olhar da Vigilância em Saúde na sua atuação nos territórios de referência, estamos disponibilizando um “modelo lógico” da integração entre atenção básica e vigilância em saúde.

O desenho indica, na forma de fluxos, quais ações, dados e processos podem ser relacionados para qualificar tanto o cuidado em saúde na Atenção Básica quanto a análise da situação de saúde dos territórios. Esta forma de atuar permite conhecer mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, gerando informação em nível local para embasar ações mais efetivas e oportunas de prevenção e controle das doenças e agravos.

Entre alguns pontos a destacar, o desenho apresenta ações que podem ser realizadas em comum pelos agentes comunitários e agentes de endemia, o estabelecimento de prioridades em saúde a partir da produção das equipes e das notificações de agravos, assim como ferramentas para identificar e mapear riscos nos territórios.

Por Nathaniel Pires Raymundo

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0