Fiocruz lança curso online sobre Covid-19 e saúde no sistema prisional

curso saúde sistema prisional
Até 22 de julho, estabelecimentos prisionais contabilizaram 13.778 casos de Covid-19. Além disso, registraram crescimento de 99,3% nos casos de contaminação  de junho para julho. Os dados são do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ) e embasam a demanda por uma formação voltada às especificidades da população privada de liberdade (PPL) - reconhecida pela exposição à carga elevada de doenças infecciosas, como HIV, vírus da hepatite C e a tuberculose.
         Esse contexto torna a implementação de intervenções em saúde desafiadoras e encontra inúmeros obstáculos para serem efetivas. Segundo a coordenadora do curso, Débora Dupas, a formação visa contribuir com a redução das iniquidades no sistema prisional no contexto da pandemia, por meio da atualização dos profissionais da saúde e demais trabalhadores quanto às ações de prevenção e assistência no enfrentamento da Covid-19.
         O curso de atualização autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional é oferecido na modalidade à distância. Ele é composto de duas unidades – Coronavírus e o sistema prisional e Plano de Contingência no ambiente prisional –, com carga horária total de 15h.
1) Coronavírus e o sistema prisional:
I. Sistema prisional em tempos de pandemia
II. Doenças respiratórias prevalentes e o coronavirus
2) Plano de Contingência no ambiente prisional:
I. Vigilância de síndromes respiratórias
II. Investigação de surtos
III.Medidas de biossegurança e de mitigação da Covid-19 no ambiente prisional
IV.Medidas sanitárias

Objetivos do Curso para o enfrentamento da COVID-19 no sistema prisional
Objetivo Geral
  • Atualizar os profissionais de saúde e trabalhadores do sistema prisional quanto às ações de prevenção e assistência no enfrentamento da COVID-19.
Objetivos Específicos
  • Possibilitar a reflexão crítica em relação aos direitos à vida e à saúde no enfrentamento da pandemia no sistema penitenciário brasileiro;
  • Orientar quanto às ações para prevenir e mitigar o contágio de infecções respiratórias no ambiente prisional;
  • Instrumentalizar o cursista acerca de medidas de biossegurança e medidas sanitárias;
  • Estimular o trabalho em equipes na organização de planos de contingência no ambiente prisional.

Por Carol Rodrigues