I Encontro Regional sobre a Política de Saúde do Idoso – "Integrando gestores e educadores" ocorre em Santa Maria

Evento em Santa Maria
No dia 20 de junho aconteceu o I Encontro Regional sobre a Política de Saúde do Idoso – Integrando gestores e educadores, no Colégio Politécnico em Santa Maria/RS. O evento foi realizado pelos cursos Técnico em Cuidados de Idosos e Técnico em Enfermagem em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
O encontro teve como objetivos a criação de um espaço para discussão da Política de Saúde da Pessoa Idosa entre gestores, educadores, profissionais e acadêmicos. Dentre os temas abordados no evento, foi destacada a importância da divulgação e do incentivo à implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa nos municípios que constituem a 4ª CRS e a prevenção de quedas entre idosos.
Ao final, uma mesa redonda foi composta para discutir junto aos participantes as necessidades em Saúde do Idoso na região. Foi um rico momento para troca de experiências, conhecimento e ideias entre todos os presentes visando à promoção da saúde do idoso e à efetiva implementação das políticas públicas para essa população na região.

Algumas deliberações resultantes do evento estão descritas abaixo:

- Incluir as Estratégias de cuidado do Idoso dentro dos Planos Municipais de Saúde, estimular os idosos a participarem do controle social e promover a inclusão desse tema na Conferência Municipal de Saúde;

- Diminuir a distância entre a Academia e os Serviços em Saúde, especialmente a Atenção Primária à Saúde. Divulgar, capacitar, publicizar o que se estuda e as ferramentas desenvolvidas na academia para os trabalhadores em saúde, aproximando e integrando o ensino e o serviço;

- Realizar maior divulgação do Curso Técnico em Cuidados de Idosos do Colégio Politécnico entre os municípios da região e em Santa Maria. Solicitar ao Colégio que divulgue previamente e amplamente o período de inscrições;

- Promover o compartilhamento de todas as informações recebidas em Encontros, Reuniões e Capacitações entre os profissionais das UBS ou ESF durante as reuniões de equipe, para que estas sejam utilizadas como momentos educativos e que toda equipe desenvolva as ações preconizadas em conjunto, para que a execução das mesmas não seja centrada no/a enfermeiro/a, tendo em vista que, muitas vezes, este profissional sofre sobrecarga de atribuições;

- Enfermeira e Terapeuta Ocupacional, Residentes do Programa da Residência Multiprofissional da UFSM, atuando na ESF Santos, relataram suas experiências como participantes ativas no processo de implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa naquele território, inicialmente como projeto piloto em uma micro-área. O relato foi um valioso exemplo da importância da interação entre serviço e ensino na saúde coletiva como forma de melhorar a qualidade de vida dos idosos e um objetivo a ser buscado por gestores e educadores.

Por 4ª CRS Santa Maria