Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS/RS

A Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi instituída pela Lei Estadual 12.560/2006, após uma intensa agenda pautada pelas comunidades, especialmente do interior do estado, acolhida pelo Conselho Estadual de Saúde e pelo legislativo gaúcho. Acompanhou a agenda nacional pela formulação da Politica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, originada não só da população usuária, mas também por profissionais defensores da Fitoterapia, por agricultores fornecedores de plantas medicinais como também pela indústria farmacêutica de capital nacional, especialmente, onde a vocação pelos medicamentos fitoterápicos é expressiva.
 
Esse conjunto de fatores se associou à luta por um modelo de atenção humanizada e com maior integração à natureza, e pela preservação de espécies e dos biomas, para o que a Fitoterapia na Atenção Básica passa a ser estratégica.
 
As políticas de PMF não se restringem à introdução das plantas medicinais nos programas de saúde e de assistência farmacêutica, que conta com a experiência de muitos programas municipais de fitoterapia. Sua formulação incentiva e reforça políticas ambientais, políticas voltadas para a agricultura familiar, a agroecologia, a preservação de saberes tradicionais e a geração de emprego e renda.

Saiba Mais:

Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Política Intersetorial de Plantas Medicinais do Rio Grande do Sul

Projeto Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (APLPMFito/RS)

E-book Plantas Medicinais do Jardim Botânico de Porto Alegre

REPLAME/RS - Portaria SES/RS 588/2017

FARMÁCIA VIVA

PORTARIA Nº 886,DE 20 DE ABRIL DE 2010 - Institui a Farmácia Viva no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 18, DE 03 DE ABRIL DE 2013 - Dispõe sobre as boas práticas de processamento e armazenamento de plantas medicinais, preparação e dispensação de produtos magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos em farmácias vivas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0