Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rede colaborativa PICS

Publicação:

PICS
PICS
A Rede colaborativa é uma iniciativa que objetiva ofertar atendimentos virtuais e gratuitos em PICS, tais como Reiki, meditação, terapia floral e outras aos profissionais que estão na linha de frente, atendendo pessoas com sintomas de COVID-19.
 
Estamos em contexto emergencial nos serviços de saúde, que pode gerar sintomas como estresse, ansiedade e problemas relacionados ao sono. Viabilizar estratégias de cuidado integrativo e acessível a este público é fundamental para enfrentar a pandemia.
 
Existem duas formas de cadastro na plataforma: "Quero ser teleconsultor(a)" e "Quero apoio", sendo que o atendimento é on-line (por telefone, Whatsapp, Skype, Facebook etc).
 
Abaixo, instruções mais detalhadas.
 
Como se cadastrar:

1) Acessar o site: revirasaude.com
2) Clicar em “Quero ser teleconsultor(a)” e preencher o cadastro anexando o certificado do curso que habilita para o atendimento ofertado;
3) No item Profissão marcar: Práticas integrativas em Saúde;
4) Seu cadastro será analisado pela equipe de coordenação da proposta de PICS que enviará um e-mail confirmando a sua inscrição.
Observação: o cadastro pode ser realizado por qualquer profissional de saúde, para atuação online na pandemia, em diferentes frentes de teleconsultoria que são indicadas pelo próprio profissional no momento do seu cadastro.
 
Como solicitar atendimento:
Se você está nos serviços de saúde, atendendo a população em qualquer frente (assistência, segurança, higienização, recepção), você pode solicitar atendimento.
Passos:
1) Acessar o site: revirasaude.com
2) Clicar em “Quero apoio”;
3) No Mapa você vai encontrar alfinetes com informações sobre os terapeutas, modalidades de atendimentos e possibilidades de contatos. Os alfinetes azuis identificam os terapeutas das Práticas Integrativas.
4) É só escolher o seu terapeuta e contatar pelo modo indicado nas informações do profissional.
 
Parcerias:
Participam da coordenação do projeto: 1) “Programa de Extensão #SUStentaPICS: Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado Integral à Saúde”, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); 2) “Liga de Espiritualidade e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), 3) Coordenação da Área Técnica das Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS-POA) 4) “Labesi - Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa”, do Mestrado Profissional em Enfermagem da UNISINOS; 4) Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS).
A gestão do site é realizada pela Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (contato@revirasaude.com) que coordena a Revira Saúde (Rede Virtual de Aprendizagens em Saúde Coletiva) desde 2013 e no momento direciona toda a rede para enfrentamento da pandemia.

 

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0