Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde Mental

A Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas tem por objetivo garantir o cuidado integral aos usuários nos territórios de vida, com base nos princípios do SUS, incluindo a Redução de Danos como diretriz de trabalho. Tem como função formular, financiar, apoiar, executar, monitorar e avaliar ações que promovam a expansão, a consolidação e a qualificação da Rede de Atenção Psicossocial nos municípios e regiões que efetivem a desinstitucionalização das pessoas com história de longa permanência em hospitais psiquiátricos.

O trabalho é desenvolvido de modo transversal com a inserção da saúde mental em todas as Políticas de Atenção à Saúde. Nesse sentido, são prioridades dessa política fortalecer a Atenção Básica, estruturar a atenção em rede – como processo de trabalho capaz de interligar todos os níveis do sistema para garantir a qualidade do acesso e a continuidade do cuidado – e desenvolver ações de Educação Permanente para trabalhadores, gestores, familiares e usuários, favorecendo a troca de experiências entre os diversos atores do cuidado.

Principais ações desenvolvidas:

  • Assessoramento aos municípios para a implantação da Linha de Cuidado em Saúde Mental, através do apoio institucional georreferenciado nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS);
  • Educação Permanente para os profissionais da rede de saúde e intersetorial nas diferentes regiões do estado;
  • Financiamento e acompanhamento para implantação de ações e serviços nos três níveis da atenção:
  • Atenção Básica - 278 Oficinas Terapêuticas; 40 Composições de Redução de Danos para municípios com mais de 16 mil habitantes e 93 Núcleos de Apoio à Atenção Básica (NAAB) em municípios com menos de 16 mil habitantes (SES/DAS, 2014).
  • Atenção Secundária - 178 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 38 Serviços Residenciais Terapêuticos (SES/DAS, 2014).
  • Atenção Terciária – 1.295 leitos nos Serviços Hospitalares para Atenção Integral em Saúde Mental (SES/DAS, 2014).
  • Monitoramento e avaliação dos serviços de saúde mental habilitados;
  • Desinstitucionalização das pessoas com história de longa permanência em hospitais psiquiátricos, com destaque para o Projeto São Pedro em Movimento (desinstitucionalização dos moradores do Hospital Psiquiátrico São Pedro-HPSP);
  • Ações de fomento à mobilização social na luta pela consolidação da Reforma Psiquiátrica e pela mudança nos modelos de atenção em saúde mental, álcool e outras drogas e pela garantia dos direitos humanos e ruptura com todas as formas de estigmatização e discriminação.

Fone: (51) 3288-5908

E-mail: saudemental@saude.rs.gov.br

Saiba mais

Saúde Mental - Ministério da Saúde

Guia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) - Guia para o cuidado compartilhado de medicamentos psiquiátricos.

Guia do Moderador - Gestão Autônoma da Medicação (GAM) - Gestão Autônoma da Medicação: guia de apoio à moderadores.

Guia do Usuário da Saúde Mental (GUSM) - Guia que busca oferecer suporte aos usuários da Saúde Mental, a partir da participação em grupos.


Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0