Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seção de Doenças de Condições Crônicas Não Transmissíveis

A seção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde/SES/RS atua para desenvolver ações de prevenção e controle das DCNT e seus fatores de risco.

As condições crônicas de saúde são aquelas que, em geral, têm início gradual, longa, indefinida ou permanente duração e que demandam cuidado contínuo, proativo e integrado. Se apresentam como a maior causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo (MALTA, 2019). Não possuem uma causa específica, por isso são consideradas como multifatoriais, relacionando-se com fatores não modificáveis e modificáveis. No conjunto das condições crônicas se estima que as doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias crônicas e diabetes representam a maior carga de morbimortalidade.

Além disso, importante apontar que determinantes sociais, tais como as desigualdades sociais, as iniquidades ao acesso de bens e serviços, a baixa escolaridade, a ausência de acesso à informação, estão fortemente ligadas às DCNT. Somadas a essas, ainda, existem os fatores de risco modificáveis: alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, sendo essencial estabelecer ações voltadas ao enfrentamento dessas condições (BRASIL, 2011).

O Ministério da Saúde, através da Portaria MS Nº 483, de 04/2014, redefiniu a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabeleceu diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado. Em 2011, lançou o “Plano de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, 2011-2022” com o objetivo de desenvolver ações de prevenção e controle das DCNT e seus fatores de risco. Um dos eixos apontados como prioritários foi a organização da Vigilância das DCNT. Com a aproximação do fim do período de vigência, um novo Plano foi estruturado (2022-2030), destacando o panorama atual das DCNT no país, descrevendo as metas que foram ou não alcançadas e a reafirmação do papel prioritário da vigilância e monitoramento das DCNT no território nacional.

O Estado do Rio Grande do Sul, em 2017, através da Portaria SES Nº 64/2017, instituiu o Grupo Condutor da Atenção às Pessoas com Condições Crônicas, visando à implementação da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, afim de atender as demandas e desafios para a implementação e qualificação da Atenção Integral às Pessoas com Doenças Crônicas no Estado do RS, bem como promover a articulação e integração da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas com as demais Redes de Atenção à Saúde.

Contato:
Telefone: (51) 3288-5918
E-mail: cronicasrs@saude.rs.gov.br

Estaduais

Federais

  • Implementação do Ambulatório Crônicos (2018) – Hospital Regional de Santa Maria;

  • Implementação do Cuidado à Pessoa Idosa ao Ambulatório Crônicos (2022) – Hospital Regional de Santa Maria;

https://estado.rs.gov.br/hospital-regional-de-santa-maria-inaugura-primeiro-ambulatorio-do-idoso-do-rio-grande-do-sul

  • Atualização do Plano Estadual de Oncologia;

https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202012/30165925-plano-oncologia.pdf

  • Além desta Nota Técnica, disponibiliza-se a apresentação de dois vídeos produzidos pelo TelessaúdeRS/UFRGS, a saber:

Parte 1: Orientações para coleta de citopatológico na APS - disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HUnVLMTCgDc&feature=youtu.be

Parte 2: A coleta do exame citopatológico do colo do útero – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cJYtAZrxNIA&feature=youtu.be

  • Curso de Diagnóstico e Atenção em Doenças Raras - Parceria Telessaúde RS;

https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/cursos/manual_geral_do_curso_doencas_geneticas_raras_para%20profsaude%20(1).pdf

  • Curso Atenção ao paciente com condições de Pós-Covid - Parceria Telessaúde RS;

https://www.ufrgs.br/telessauders/wp-content/uploads/2022/08/Manual-Curso-Pos-COVID-19-1.pdf

  • Análise da situação de saúde da Macro Sul 2022;

https://drive.google.com/file/d/1lQ4Rg-Q1IHEj2DoctqF5TsJZqgAokF9x/view?usp=sharing

  • Análise da situação de saúde da Macro Centro-Oeste 2022;

https://drive.google.com/file/d/1XY_ULVbuHjuTf2y2RaAwK-6CQ0wRkc36/view?usp=sharing

  • Análise da situação de saúde da Macro Vales 2023;

https://drive.google.com/file/d/1pfM0DbsOM4Z_sBdFbltH9PNkwwD0Uxbz/view?usp=sharing

  • Projeto TeleoncoPED - Parceria com o Instituto do Câncer Infantil;

https://telemedicina.ici.ong/

  • Observatório do Câncer RS

https://observatoriodocancer.saude.rs.gov.br/

A Seção trabalha com a análise de dados epidemiológicos relacionados às DCNTs. Para a obtenção de dados sobre os óbitos e internações, recomenda-se a utilização do TABNET/DATASUS, além dos inquéritos populacionais: Pesquisa Nacional de Saúde e Vigitel.

Termo de Referência -  Ambulatório Especializado no Tratamento de Feridas Crônicas e/ou Complexas

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0