Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SES/RS e COREN-RS publicam nota técnica para a atuação de enfermeiros no combate à dengue no estado

Publicação:

Assinatura da nota técnica SES e Coren RS
Assinatura da nota técnica SES e Coren RS

Nesta segunda-feira, 11 de março de 2024, foi publicada a NOTA TÉCNICA CONJUNTA n.º 01/2024 COREN/RS e SES/RS, que trata de parâmetros para atuação dos(as) Enfermeiros(as) no enfrentamento da dengue no estado do Rio Grande do Sul (RS), prioritariamente no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

O ato da assinatura ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, com a presença da secretária Arita Bergmann, do presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla, e da conselheira secretária e enfermeira Sônia Regina Coradini.

O documento foi elaborado pela Comissão de Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica/Primária do Coren-RS, instituída pela Portaria Coren-RS n.º 89/2023 e pela Secretaria Estadual da Saúde do RS. O documento se faz necessário para respaldar a atuação dos enfermeiros, prioritariamente no âmbito da APS, para o enfrentamento da dengue, a partir da definição das competências e atribuições.

O texto enfatiza que o enfermeiro deve iniciar o manejo clínico da dengue sem a necessidade de aguardar o resultado de exames complementares, avaliando a fase de desenvolvimento da doença (estadiamento) em todos os grupos (A, B, C ou D), adaptando às rotinas institucionais. Entre as ações indicadas no documento estão a solicitação de hemograma completo e prescrição de hidratação oral por, pelo menos, cinco dias consecutivos. 

O documento pode ser acessado aqui.

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0