Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tétano Acidental (TA) E Neonatal (TNN)

O que é?

Doença infecciosa aguda, não contagiosa e imunoprevenível. É causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo bacilo gram-positivo Clostridium tetani, que provoca um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central.

 

Como é transmitido?

A infecção ocorre pela contaminação de ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza por esporos do C.tetani que, em condições favoráveis para anaerobiose (presença de tecidos desvitalizados, corpos estranhos, isquemia e infecção) produzem e liberam então as toxinas, tetanopasmina e tetanolisina.

Manifestações clínicas: caracteriza-se por hipertonias musculares mantidas, febre baixa ou ausência de febre, hiperreflexia profunda, espasmos e contraturas paroxísticas que se manifestam à estimulação do paciente (estímulos táteis, sonoros, luminosos ou alta temperatura ambiente).

 

Como prevenir?

A imunidade permanente é conferida pelas vacinas (Pentavalente, DT, DTP, DTPa, dTpa, , dT). Recomenda-se 3 doses no 1o ano de vida, com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade.

A partir dessa idade é preconizado um reforço a cada 10 anos após a última dose administrada. Gestantes recebem a dTpa em todas as gestações. Os filhos de mães imunes apresentam imunidade passiva e transitória até 2 meses de vida. A imunidade conferida pelo soro antitetânico dura cerca de duas semanas, enquanto que aquela conferida pela imunoglobulina humana antitetânica dura cerca de 3 semanas. A ocorrência da doença não confere imunidade.

 

Secretaria Estadual da Saúde RS

CEVS - Tétano

Centro Estadual de Vigilância em Saúde

NOTA INFORMATIVA- TÉTANO ACIDENTAL (TA) E NEONATAL (TNN)-2022

 

TelessaúdeRS

Perguntas sobre Tétano

Profissionais da APS podem acessar materiais sobre o agravo no site do TelessaúdeRS, bem como utilizar a Teleconsultoria.

Saiba mais em:

https://www.ufrgs.br/telessauders/

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0